DORES NAS COSTAS DURANTE A GRAVIDEZ

Que grávida não sentiu pelo menos uma vez durante toda a gestação as temidas dores nas costas?

A maior parte das gestantes passam por este problema tão desconfortável e que muitas vezes parece não ter fim… As dores nas costas que fazem a gestante se sentir estressada e desanimada para qualquer atividade que seja.

A culpa das dores nas costas podem ser causadas na maior parte pelo peso do útero e das mudanças hormonais que ocorrem neste período, podendo ter início em qualquer mês de gestação.
Com o aumento do útero, os músculos do abdome ficam mais fracos e seu centro de gravidade muda. Com isso, sua postura muda também, o que acaba forçando os nervos e a coluna, causando uma dor que pode variar de intensidade, sendo forte ou fraca!

A pregnant woman having labor pains.

A ação dos hormônios faz com que as articulações e os ligamentos do corpo fiquem mais “soltos” ou “moles”, o que provoca instabilidade e dor em alguns momentos específicos.
Mas fique tranquila, há vários modos de amenizar este incomodo!

Essas dicas podem ser feitas em casa ou em qualquer outro lugar.

Vamos lá!!!

1° Água quente.
Durante o banho é legal que você se sente em um banquinho e deixe a água quente do chuveiro cair na costas, isso alivia as doras locais. (Modere na temperatura, não é bom que esteja muito quente!)

Você pode também pedir a seu parceiro que ajude esfregando a região que mais está dolorida.

chuveiro

2° Evite Saltos e prefira sapatos rasteiros.
Os sapatos altos vão forças sua postura, isso pode causar dores. sendo que os sapatos baixos ajudam a manter o equilíbrio e não exigem nada de esforço.

Não é preciso estar de salto alto para ficar bonita, lembre-se que a gestação é uma fase, e logo você poderá voltar ao seu estilo e gosto.

os pés

3° Use travesseiros na barriga.
Os travesseiros vão sustentar o peso da barriga.
Diminuindo a tensão na coluna, e consequentemente diminuindo as dores nas costas.

Por ser um longo período de descanso (proveitoso), quando acordar e começar as atividades diárias, suas forças estarão revitalizadas por uma boa noite de sono!

dormindo

4° Atividades Físicas.
A forma mais simples de prevenir e diminuir as dores nas costas são as atividades físicas. Quando você se exercita, seus músculos ficam mais preparados, sua postura fica correta e evita com que você ganhe muito peso. Mas lembre-se de começar moderadamente, mas se você já tem o abito de se exercitar, procure seu médico e peça orientações a respeito de que atividade fazer.

Não deixe que a dor nas costas faça você parar!

gravida fazendo musculação

5° Não fique muito tempo sentada.
É normal que conforme o tempo for passando, quando você está sentada, que sua postura vá ficando irregular, então de tempos em tempos levante, faça uma caminhada por onde estiver. Isso vai evitar e diminuir as dores nas costas.

Mesmo que esteja no trabalho faça uma pausa de tempos em tempos.

trabalhando

Espero que essas dicas ajudem você a reduzir as dores nas costas durante sua gestação, e que você tenha animo para curtir sua gravidez, com saúde e disposição!

Beijinhos e até a próxima!

 

Deixe um comentário